Postado em 17 de Agosto de 2015 às 08h54

Saiba como enfrentar seu medo de falar em público

Notícias (88)Motivacional (7)Depoimentos (39)

Apesar de conhecerem os mínimos detalhes sobre o assunto sobre o qual vão discursar na sala de aula ou no trabalho, muitas pessoas sentem-se nervosas ao falar em público. Parece que as palavras ficam presas na garganta e a dúvida para onde olhar, por exemplo, tendem apenas a intensificar essa sensação e, consequentemente, prejudicar a performance do interlocutor.

Para que você não passe mais por estas situações e enfrente seu medo de falar em público, a Universia Brasil reuniu algumas dicas. Confira-as a seguir:

1 – Não pense demais
Planejar a apresentação e conferir se não há erros nos textos e vídeos que você pretende mostrar ao público são atitudes bastante importantes para garantir um bom desempenho. No entanto, isso não significa que você deva pensar constantemente sobre o assunto, afinal as chances de você ficar mais ansioso apenas aumentam. Por isso, no dia anterior à apresentação, depois de se certificar de que tudo está certo, relaxe. Descanse a mente e aproveite para fazer aquelas coisas que geralmente atrapalham seu dia a dia, como navegar na internet ou passar muito tempo nas redes sociais. Nesses casos, as distrações são mais que bem-vindas.

2 – Olhe as pessoas nos olhos
A princípio, esta dica pode não parecer uma boa ideia, porque dá a sensação de que o interlocutor apenas ficaria mais nervoso. Contudo, fazer contato visual dá a impressão ao público de que você está confiante e no controle da situação e, por isso, conforme você for percebendo que as pessoas estão reagindo realmente desta maneira, você se sentirá mais seguro e sua dificuldade de falar em público diminuirá.

3 – Fale calmamente
Às vezes, no intuito de acabar logo com sua aflição, você começa a falar rápido, comprometendo a compreensão do público e a própria leitura que eles fazem do seu trabalho. Para que você consiga resistir a essa vontade, respire fundo e lembre-se de expirar, porque deste modo você diminui seu ritmo cardíaco e, consequentemente, seus níveis de ansiedade. Outro aspecto importante é inserir pausas durante seu discurso, conferindo a plateia tempo para digerir todas as informações.
Fonte: Universia Brasil

Veja também

Voltar para Blog Fotos